Dia Mundial de Luta contra AIDS
Data de publicação: 1 de dezembro de 2025

Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, data que busca combater o preconceito e reforçar a importância da informação sobre HIV/AIDS. Além de informar sobre a prevenção e tratamentos disponíveis no SUS. Instituída pela ONU e OMS em 1988, a data mobiliza ações em vários países. Nesse contexto, o Sistema Conselhos de Odontologia, composto pelo CFO e os 27 CROs, destaca a atenção à saúde bucal das pessoas que vivem com HIV.
O CFO Esclarece informa que alterações bucais estão entre os sinais mais frequentes da infecção. Estudos da PubMed Central indicam que até 50% dos pacientes HIV positivos apresentam manifestações orais, podendo chegar a 80% em pessoas com AIDS. Entre os problemas mais comuns estão: candidíase, herpes, leucoplasia pilosa, lesões relacionadas ao HPV e doenças periodontais, desde gengivites até periodontite necrosante ulcerativa. Também podem surgir lesões malignas, como o Sarcoma de Kaposi, além de boca seca, aftas e ulcerações persistentes.
Dessa forma, o CFO reforça que o atendimento odontológico é parte essencial do cuidado integral. A integração entre o cirurgião-dentista e o acompanhamento médico contribui para o diagnóstico precoce, melhora da qualidade de vida e fortalecimento da atenção às pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Prevenção
A prevenção do HIV inclui métodos eficazes e acessíveis, como o uso de preservativos em todas as relações sexuais. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) — uso diário de comprimidos — é indicada para pessoas com maior risco de exposição. Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é um tratamento de 28 dias que deve ser iniciado em até 72 horas após a possível exposição ao vírus. A prevenção combinada integra diferentes estratégias, como preservativos, vacinação contra HPV e hepatite B, testagem periódica e não compartilhamento de objetos perfurocortantes.
Tratamento
O SUS oferece tratamento gratuito às pessoas vivendo com HIV/AIDS, seguindo protocolos específicos e diretrizes de biossegurança do Ministério da Saúde e do Dathi.
