MISSÃO
Supervisionar a ética odontológica no Estado de Alagoas, tornando efetivas todas as prescrições relacionadas ao trabalho e ao bom conceito da profissão e aos que a exercem legalmente.
VISÃO
Ser o legítimo representante das suas categorias de inscritos, dentro de sua esfera de atuação, promovendo ações com vistas ao perfeito desempenho técnico e moral da Odontologia.
VALORES
- Ética como princípio fundamental
- Transparência em suas ações
- Compromisso com a boa imagem dos que fazem a Odontologia
- Integridade e decoro
Reconhecimento e visibilidade à Classe
ATRIBUIÇÕES
Realizar atividades baseando-se em planejamento estratégico, tático e operacional, norteado na prática fiscalizadora preventiva, orientadora, jurídica e, se necessário punitiva, com isonomia, universalidade e equidade.
Fiscalizar os profissionais e empresas que atuam na Odontologia, sob os aspectos da regularidade legal (possuir inscrição), ética (zelar e cumprir o Código de Ética Odontológica) e técnica (uso de práticas profissionais regulamentadas pelo Conselho de Classe).
Fiscalizar as empresas e estabelecimentos onde a profissão é exercida, sob o aspecto da regularidade legal, de ambiente (existência de condições mínimas para o exercício da prática profissional no local) e da assessoria e apoio a outras instituições fiscalizadoras (existência de potenciais irregularidades passíveis de inspeção).
Fiscalizar as empresas e estabelecimentos diversos onde atuem profissionais da Odontologia que necessitam de inscrição no Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO-AL.
Organizar bancos de dados estruturados em sistemas de informação gerencial de acesso público, possibilitando a livre consulta de relatórios sobre o desempenho das fiscalizações e ações do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO-AL, bem como a pesquisa de profissionais e empresas cadastradas.
Estruturar programas de educação profissional, ensino e pesquisa de acordo com as necessidades de suas categorias de inscritos, baseados nos dados obtidos nas inspeções, visitas e reivindicações das categorias inscritas.
Instaurar Processos Administrativos e Éticos.
Aplicar as penas cabíveis a quem infringiu, comprovadamente, o Código de Ética Odontológica.
Fazer cumprir as normas dos anúncios, da propaganda e da publicidade conforme prescrito no Código de Ética Odontológica.
Participar das ações e fiscalizações conjuntas.
Realizar a publicidade periódica sobre o resultado operacional das ações desenvolvidas pelo Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO-AL.