Departamentos

O Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO -AL

possui seus setores integrados de modo a agilizar todas as atividades, assegurando e facilitando a execução dos trabalhos da Instituição.

Conheça cada um deles e suas respectivas atribuições:

Contabilidade e Finanças
Ao Departamento de Contabilidade e Finanças compete elaborar todo o serviço contábil do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO –AL, além de toda a gestão relacionada ao planejamento financeiro e ao patrimônio da Autarquia

Descrição de suas atribuições:

– Orientação e gerenciamento dos trabalhos ligados ao setor contábil

– Supervisão, execução e coordenação de todas as atividades financeiras e contábeis da Autarquia

– Elaboração e execução do planejamento orçamentário

– Realização do registro contábil obedecendo aos princípios contábeis, ao plano de contas e às normas baixadas em conjunto com a Gerência Contábil do Conselho Federal de Odontologia – CFO

– Padronização das informações e controle de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, editada pelo CFC

– Atendimento e acompanhamento de toda e qualquer fiscalização em auditorias interna e externa

– Função de auditoria de controle interno

Responsável pelo Departamento de Contabilidade e Finanças do CRO-AL:
Contador: Davi da Silva Vieira Costa
Auxiliar Contábil: Maria Verônica Leandro
Contato:contabilidade@croal.org.br

Arrecadação
Ao Departamento de Arrecadação compete:

– Assessoria à administração da Autarquia com fornecimento de relatórios estatísticos sobre adimplência e inadimplência dos inscritos;

– Processos de arrecadação;

– Controle de guias de cobranças;

– Notificações de cobranças aos inscritos;

– Elaboração de processos administrativos;

– Abertura de processos de execução fiscal;

– Negociação de pendências financeiras para emissão de certidão de regularidade profissional junto ao CRO-AL.

Responsável pelo Departamento de Arrecadação do CRO-AL: João Vitor
Auxiliar Administrativo: João Vittor Lima
Contato: arrecadacao@croal.org.br

Gerência Executiva
É o Departamento competente através do qual a Diretoria desempenha sua ação executiva.

Sua atuação é diretamente ligada aos órgãos técnicos e auxiliares que integram a estrutura do CRO – AL.

A Gerência Executiva possui competência para a coordenação das atividades dos órgãos técnicos e auxiliares da Instituição e assessoria à Diretoria e ao Plenário, além do planejamento dos programas de orientação técnica aos demais Departamentos da Instituição.

Responsável pela Gerência Executiva do CRO-AL:
Gerente Executiva: Cláudia Valéria Silva Coutinho
Assistente da Gerência: Sheila Batista
Contato: croal@croal.org.br/assessoriagex@croal.org.br

TIC´s
É de competência do Departamento de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s as atribuições de:

– Assessoria à administração da Entidade

– Implantação e promoção dos acessos ao banco de dados do CRO- AL pelos diversos Departamentos da Autarquia

– Fornecimento de pareceres técnicos

– Oferecimento de propostas sobre os procedimentos administrativos visando à otimização de tarefas

– Desenvolvimento e manutenção dos softwares necessários aos CRO – AL

– Fornecimento de insumos gerenciais às administrações da Autarquia, através de dados compilados (relatórios cadastrais, emissão de etiquetas, envio de newsletter etc.), quando determinado

– Publicações de notícias, eventos e demais ações do CRO – AL nas mídias eletrônicas utilizadas pelo CRO –AL

Responsável pelo Departamento de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s do CRO-AL: Euripedes S. dos Santos
Contato: tics@croal.org.br

Fiscalização
São atribuições do Departamento de Fiscalização:
– Realização de visitas nos locais apontados pelas denúncias e por demanda da Comissão de Ética

– Elaboração de planos de ações

– Identificação das situações de infrações éticas indicadas pelas denúncias

– Apuração das denúncias

– Notificação das infrações encontradas

– Apresentação de relatórios à Diretoria do CRO – AL

– Orientações e esclarecimentos sobre o Código de Ética Odontológica e a regularidade das informações contidas no material publicitário

– Apoio à Comissão de Ética apurando fatos e informações de interesse no desenvolvimento dos processos éticos
em curso

Coordenadora de Fiscalização: Lucas Aprígio de Lima
Fiscais do CRO-AL: Emily Gonçalves / Arthur Wanderley / Ana Luiza
Contato: fiscalizacao@croal.org.br

Protocolo
Ao Departamento de Protocolo, compete:

– Recebimento, classificação, registro e distribuição, expedição e tramitação de documentos em geral, além de outros, cumprindo-lhe, ainda, o atendimento ao público geral

– Atendimento e filtragem das ligações telefônicas com a devida transferência ao departamento solicitado

– Anotação de recados

– Organização e manutenção das rotinas de documentos, materiais e equipamentos da área de trabalho da recepção, zelando pelo perfeito funcionamento

Responsável pelo Departamento de Protocolo do CRO-AL:
Recepcionista: Larissa Silva – Jovem Aprendiz
Contato: protocolo@croal.org.br

Serviços Gerais
São atribuições do Departamento de Serviços Gerais:

– Execução dos trabalhos de limpeza

– Organização e controle dos materiais de limpeza

– Conservação e limpeza dos ambientes e mobiliários do CRO – AL

– Apoio aos demais departamentos ajudando a manter a rotina da Instituição

Responsável pelos Serviços Gerais do CRO-AL:
Auxiliar de Serviços Gerais: Adilene Bento Venceslau

Inscrição e Registro
O Departamento de Inscrição e Registro possui suas atribuições relacionadas às tarefas de:
– Confirmação de diplomas e certificados

– Análise de todos os processos relativos ao registro de pessoas físicas e jurídicas

– Emissão dos despachos e ofícios relativos aos processos

– Cadastramento das pessoas físicas e jurídicas

– Organização dos processos que serão transportados via malote

– Sugerir baixa em diligência ou exigência dos processos que o exijam e enviar os apostila mentos para o registro junto ao Conselho Federal

– Análise de processos relativos a pedidos de credenciamento

– Reconhecimento e renovação dos cursos de especialização

– Redação de despachos, ofícios, portarias e arquivamento de documentos relacionados aos diversos pedidos

– Manutenção dos arquivos de cursos formadores de especialistas

– Atualização dos arquivos referentes à Legislação Federal relativa aos cursos de especialização e às normas e resoluções emanadas do CFO sobre o assunto

– Registro de entidades representativas da classe

– Análise de pedidos de registro e inscrição como especialista

– Registro de títulos de especialistas

– Declaração de comprovação junto ao Meio Ambiente (PGRSS)

– Expedição de carteiras

– Alteração de endereço

– Cancelamento de inscrição (Pessoa física/Pessoa jurídica)

Responsável pelo Departamento de Inscrição do CRO-AL:
Assistente Administrativo: Sandra Maria da Silva de Oliveira
Auxiliar Administrativo: Mariana Fernandes
Contato: inscricao@croal.org.br

Processos Administrativo e Judicial
Ao Departamento de Processos Administrativo e Judicial, compete:

– Recebimento das denúncias de possíveis infrações éticas, bem como processar e encaminhar as denúncias ao Conselheiro Presidente
– Organizar e acompanhar os processos éticos
– Elaborar peticionamentos diversos envolvendo processos judiciais ou administrativos
– Elaborar atos ordinatórios nos processos administrativos
– Apoio e assessoria à Comissão de Ética e Câmara de Instrução
– Elaborar relatórios e estatísticas e encaminhá-los à Procuradoria Jurídica

Responsável pelo Departamento de Processos Administrativo e Judicial CRO-AL:
Procurador Jurídico: Jadson Coutinho de Lima – OAB/AL 3085
Assessor Jurídico: Débora Barbosa
Contato: processos@croal.org.br

Setor de Compras
Ao Departamento do Setor de Compras, compete:

– Auxiliar a Gerência Executiva nos processos licitatórios de compras diretas;
– Auxiliar os membros da Comissão Permanente de Licitação nos processos licitatórios;
– Realizar cotações de preços junto as empresas locais e nacionais;
– Prestar informações às pessoas físicas e jurídicas sobre processos licitatórios com intuito de dirimir quaisquer dúvidas;
– Auxiliar os demais departamentos com intuito de manter o bom funcionamento do CRO – AL;

Responsável pelo Departamento do Setor de Compras CRO-AL:
Auxiliar Administrativo: Felipe Rocha Pinto
Contato: compras@croal.org.br

Setor de Almoxarifado
Ao Departamento do Almoxarifado, compete:

– Organização do material interno do CRO-AL;
– Distribuição e controle dos materiais solicitados pelos servidores;

Responsável pelo Departamento do Setor de Almoxarifado do CRO-AL:
Auxiliar Administrativo: Felipe Rocha Pinto