Projeto de Lei 765/2015 avança e odontologia brasileira mostra sua força
Na quarta-feira, 27 de novembro de 2024, o Projeto de Lei (PL) 765/2015 foi aprovado por unanimidade na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, sob a relatoria do deputado Eduardo Velloso. A proposta, que trata do piso salarial para médicos e cirurgiões-dentistas, avança agora para a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público para análise e discussão, marcando mais uma etapa importante no processo legislativo.
Essa aprovação reforça o compromisso do Legislativo com pautas que visam melhorar as condições de trabalho na área da saúde, com impacto direto na valorização profissional e na oferta de serviços de qualidade à sociedade.
Mobilização da Odontologia e visitas aos Parlamentares foram decisivos
A aprovação unânime do relatório reflete o intenso trabalho de articulação realizado ao longo do ano pelo Sistema Conselhos de Odontologia, sindicatos, entidades representativas e profissionais da área. Durante 2024, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais promoveram encontros no Congresso Nacional para apresentar e defender junto aos deputados e senadores as pautas prioritárias a Odontologia, incluindo a valorização profissional e o respeito e a atualização do piso salarial para a categoria.
Apoio da Frente Parlamentar da Odontologia foi fundamental
A Frente Parlamentar da Odontologia, presidida pelo deputado federal Carlos Henrique Gaguim, também desempenhou papel fundamental, articulando-se com outros parlamentares e reforçando a importância de projetos de lei, como o PL 765/2015. Essa mobilização conjunta foi essencial para sensibilizar o Legislativo sobre a relevância do projeto e articular sua aprovação na Comissão de Saúde. Para a aprovação na comissão de saúde, o projeto contou com o apoio do relator do pl, deputado Eduardo Velloso (União- AC), mesmo partido de Carlos Gaguim, e do presidente da Comissão de Saúde, o deputado Dr. Francisco (PT-PI).
Entenda o Projeto de Lei 765/2015
O PL 765/2015 propõe um piso salarial de R$ 10.513,00 para médicos e cirurgiões-dentistas, com reajuste anual. A proposta está apensada a outros projetos que tratam de condições de trabalho e piso salarial, como os PLs 1.602/2015, 776/2015 e 11.162/2018, todos em tramitação na Câmara.
O Sistema Conselhos de Odontologia segue comprometido em trabalhar junto ao Legislativo para garantir que pautas essenciais à categoria avancem e tragam benefícios concretos para a sociedade.
Fonte: Estadão, em 27.11.2024
No dia 20 de novembro, celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data importante para refletirmos sobre a história, a cultura e a luta contra as desigualdades que ainda afetam a população negra no Brasil. De acordo com dados do IBGE, os negros representam 56% da população brasileira, mas continuam sub-representados em diversas áreas, incluindo no magistério, no setor público e em profissões de prestígio, como o Judiciário.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) ressalta a importância da igualdade, do respeito e da valorização da diversidade em nossa sociedade e reafirma seu compromisso em continuar lutando contra o racismo estrutural, promovendo um espaço profissional que garanta a igualdade de oportunidades para todos, independentemente de cor ou origem.
A representatividade negra na Odontologia e em todas as áreas da saúde é essencial para a construção de um Brasil mais justo, inclusivo e igualitário. Embora já tenham sido conquistados avanços, o CFO reconhece que o preconceito racial ainda é um desafio persistente, que exige esforço contínuo para ser superado em todas as esferas da profissão.
Que, neste 20 de novembro, possamos renovar o compromisso de combater todas as formas de preconceito e discriminação, além de reforçar a importância de valorizar a cultura e a história negra como partes fundamentais da construção de um futuro mais plural e inclusivo para todos.
CFO.
Homenagem é um reconhecimento ao compromisso dos municípios com a saúde bucal e o fortalecimento das políticas públicas
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou nesta terça-feira, 12 de novembro, em Brasília-DF, a entrega do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, com o objetivo de reconhecer as gestões municipais que se destacam pela promoção de serviços de saúde bucal de excelência e inclusivos. Além disso, o prêmio visa incentivar a gestão participativa e fortalecer as políticas públicas de saúde nos municípios.
Nesta edição, regida pela Resolução CFO-264/2024, foram premiados os municípios que se destacaram, em 2023, pela implementação de políticas públicas eficazes de saúde bucal. Após uma pausa desde 2019, devido aos desafios impostos pela pandemia, a premiação retorna com o intuito de valorizar os avanços conquistados pelas gestões municipais em um cenário desafiador.
Os municípios foram avaliados com base em critérios como investimentos em serviços odontológicos, qualidade das ações de promoção de saúde bucal, infraestrutura e valorização profissional. Os vencedores receberam como prêmio equipamentos odontológicos modernos e um certificado de reconhecimento pelo empenho em melhorar o atendimento à população.
Os municípios classificados em 1º lugar receberam, como premiação, cadeira odontológica, dois mochos, equipo para controle de seringas tríplice, micromotor e turbina, suctora, refletor odontológico, além de uma placa alusiva e o certificado de participação.
O Presidente do CFO, Juliano do Vale, destacou a relevância e a satisfação de celebrar este momento especial. Para o Conselho Federal de Odontologia, é uma grande honra reconhecer e premiar os municípios que, com dedicação e esforços incansáveis, têm feito a diferença na vida da população. O CFO parabeniza não apenas os gestores, mas também todos os profissionais envolvidos nesse processo. Aproveitamos a oportunidade para reafirmar o nosso compromisso contínuo com o fortalecimento das políticas públicas de saúde bucal em todo o Brasil, sempre em busca de mais qualidade, inclusão e acesso à saúde para todos.
Premiados
Classificado em 1º lugar no grupo E – municípios com mais de 500.000 habitantes
– Salvador/BA
Classificado em 1º lugar no grupo D – municípios com 100.001 a 500.000 habitantes
– Presidente Prudente/SP
Classificado em 1º lugar no grupo C – municípios com 50.001 a 100.000 habitantes
– Primavera do Leste/MT
Classificado em 1º lugar no grupo B – municípios com 20.001 a 50.000 habitantes
– São José da Laje/AL
Municípios classificados em 1º lugar com até 20.000 habitantes de cada macroregião do Brasil
Região Sul – Figueira/PR
Região Sudeste – São Brás do Suaçuí/MG
Região Centro-Oeste – Deodápolis/MS
Região Nordeste – Baía Formosa/RN
Região Norte – Vitória do Jari/AP
Este prêmio é uma importante iniciativa do CFO, que reafirma o compromisso com a melhoria contínua da saúde bucal no Brasil, destacando os esforços das gestões municipais para garantir uma odontologia acessível, eficiente e de qualidade para todos.
No evento, estiveram presentes diversas autoridades e representantes de entidades de destaque na área odontológica. Entre os convidados, destacaram-se o Senador Nelsinho Trad, o Deputado Federal Carlos Gaguim, Deputado Federal Tadeu de Oliveira e a Deputada Federal Gisela Simona. Também marcaram presença Doralice Severo, Coordenadora de Saúde Bucal, e Geraldo Reple Sobrinho, Vice-Presidente da CONASEMS. A Diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) foi representada por Juliano do Vale, Presidente do CFO; Nazareno Ávila, Vice-Presidente; e Luiz Evaristo Volpato, Tesoureiro. Além deles, estiveram presentes representantes de diversas entidades odontológicas.
Para conferir as imagens do evento, clique aqui.
Conselhos realizam trabalho de mobilização pelas pautas da classe junto a deputados e senadores
A luta pelo respeito à lei que rege o piso salarial da odontologia, a aprovação de um regramento com reajuste ao valor estipulado aos profissionais da área e a defesa das pautas odontológicas são demandas da classe odontológica e uma prioridade junto ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Odontologia.
Por este motivo, durante o ano de 2024, o Sistema Conselhos de Odontologia organizou diversas visitas e reuniões com deputados e senadores, além de visitas e reuniões no Congresso Nacional, a fim de mobilizar o legislativo em torno da relevância destas causas, tanto para os profissionais da Odontologia quanto para a qualidade da oferta dos serviços de saúde bucal à população.
Em duas ocasiões durante o ano (10 de abril e 09 de outubro), os Conselhos Regionais, ao lado do Conselho Federal, estiveram no Congresso para se reunir com os parlamentares de seus respectivos estados, entregar um material explicativo sobre o piso e dialogar com deputados e senadores.
No mês de abril, foi lançada a Frente Parlamentar da Odontologia para defender os interesses da classe no legislativo. Entre as pautas que estão sendo discutidas no Congresso, destacam-se:
– Piso salarial da odontologia
– Interiorização da Odontologia
– Educação a distância
– Odontologia hospitalar
– Valorização da Odontologia
– Obrigatoriedade do exame de proficiência para os recém-formados
Em março, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, participou de audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado Federal para tratar do PL 1.365/2022, que trata da atualização do piso salarial.
Também foram realizadas visitas e conversas com representantes do poder público para sensibilizá-los sobre a importância da defesa das pautas odontológicas.
O empenho do CFO, ao lado dos Conselhos Regionais, é uma mostra da relevância do tema. A saúde bucal deve ser uma prioridade contínua nas políticas públicas e, com o apoio dos representantes públicos, é possível ter efetividade na luta pela valorização da Odontologia e dos profissionais que a exercem.
O Conselho Regional de Odontologia com apoio da Academia Alagoana de Odontologia têm a honra de convidar você para um evento imperdível, em comemoração ao Dia do Dentista em Arapiraca-AL!
Venha se atualizar com palestras inspiradoras de profissionais renomados da Odontologia, abordando diferentes temas essenciais para o seu crescimento acadêmico e profissional. Este é o momento ideal para aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências com especialistas e colegas da área.
O CRO-AL em parceria com a Academia Alagoana de Odontologia – AAO, realizam evento presencial em comemoração ao Dia do Dentista para os Cirurgiões-Dentistas de Arapiraca e região.
O evento é gratuito, destinado a cirurgiões-dentistas, e contará com palestras proferidas por profissionais renomados da nossa Odontologia, abordando diferentes temas essenciais à prática clínica diária.
As inscrições podem ser feitas através do link: (Clique Aqui)
Garanta já a sua vaga!
Inscrição gratuita:
Data – 25 de outubro/2024 (sexta-feira)
Horário – 8:00 às 18:00h
Local – auditório do SENAC – Unidade Arapiraca
Palestrantes – Professores Titulares – Membros da Academia Alagoana de Odontologia – AAO
Mais informações: 82 – 99362-7949
A divulgação dos locais da prova objetiva do Exame Nacional de Proficiência em Odontologia já está disponível no portal do Instituto Quadrix. Verificar os locais de prova é essencial para a preparação dos candidatos. O exame visa avaliar o conhecimento dos novos profissionais de odontologia, garantindo que estejam em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com a regulamentação da profissão.
Este exame é uma ferramenta essencial para garantir a qualidade da formação dos Cirurgiões-Dentistas no Brasil. Ele não apenas testa o conhecimento teórico adquirido ao longo da graduação, mas também busca identificar áreas que necessitam de aprimoramento. Com isso, contribui para o desenvolvimento contínuo dos profissionais e para a elevação dos padrões de atendimento à saúde bucal.
Benefícios para os participantes
Os cirurgiões-dentistas que realizarem o Exame de Proficiência terão a oportunidade de concorrer a diversos prêmios, incluindo:
– 10 consultórios odontológicos (2 por região);
– 27 ultrassons odontológicos com jato de bicarbonato (1 por estado);
– 27 fotopolimerizadores odontológicos (1 por estado);
– 27 canetas de alta rotação (1 por estado);
– 27 tablets (1 por estado).
Além disso, todos os participantes terão isenção da anuidade em seu Conselho de Odontologia para o exercício de 2025, mediante a apresentação do certificado de participação no exame.
Sobre o Exame Nacional de Proficiência na Odontologia
O Exame Nacional de Proficiência em Odontologia, instituído pela Resolução CFO-263, é uma medida para avaliar e garantir a qualidade dos profissionais recém-formados. Composto por uma prova objetiva de múltipla escolha, o exame abrange diversas áreas do conhecimento odontológico e será realizado anualmente em todo o país, sem custos para os participantes. Essa avaliação não é obrigatória para o registro profissional, mas serve como uma importante ferramenta para identificar áreas de aprimoramento e assegurar que os novos cirurgiões-dentistas possuam as competências necessárias para uma prática de excelência.
Para mais informações e para consultar os locais de aplicação da prova, acesse o site do Instituto Quadrix ou entre em contato pelo e-mail contato@quadrix.org.br.
Na tarde da sexta-feira, dia 25 de outubro próximo, a partir das 14h, o CRO-AL vai oferecer à classe uma programação para lá de especial a fim de comemorar o dia do Dentista 2024.
O evento terá início a partir das 14h, com a solenidade de abertura, e prossegue com palestras, no modelo “Talk-show” com nomes de grande peso da Odontologia discorrendo sobre temas bem atuais para os cirurgiões-dentistas presentes. Haverá, ainda, a entrega dos certificados aos inscritos que foram remidos em 2024 e o encerramento com um coquetel e música ao vivo.
Confiram a programação:
Link do folder com a programação: Link Programação Dia do Dentista (Clique Aqui)
Gostou da programação?
Então acessa o link abaixo e faça sua inscrição, pois as vagas são limitadas!
Link da inscrição (Clique Aqui)
As inscrições para o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal foram prorrogadas. Os municípios interessados têm até o dia 06 de setembro de 2024 para entregar a documentação necessária.
O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, instituído pela resolução CFO-264, é uma iniciativa do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e tem como objetivo destacar e valorizar as gestões municipais que se sobressaem pela excelência e eficiência na implementação das políticas públicas de saúde bucal. Este prêmio busca incentivar a prática da gestão participativa, premiando os municípios que oferecem serviços de saúde bucal de forma inclusiva e eficaz.
A premiação será concedida em 2024, com data a ser definida, e reconhecerá os municípios que se destacaram na execução das políticas de saúde bucal em 2023.
Premiação:
Os municípios que alcançarem a maior pontuação em cada grupo populacional serão contemplados com uma cadeira odontológica. Aqueles classificados do segundo ao quinto lugar receberão placas alusivas, e os demais serão condecorados com certificados de participação.
Regras e inscrição
Para concorrer, os municípios deverão inserir a documentação exigida no anexo da resolução ao Barema (documento facilitador de inserção das pontuações) para envio, até o dia 06 de setembro de 2024, ao respectivo Conselho Regional de Odontologia do seu Estado. Para acessar o Barema, clique aqui.
Para conhecer os requisitos, regras e a documentação exigida para garantir a pontuação adequada e a participação no prêmio, clique aqui. Para acessar o cronograma da premiação, clique aqui.
Exame de proficiência, por que devo fazer?
O CFO promove, em 2024, o Exame de Proficiência em Odontologia. Sendo a primeira avaliação do tipo a ser promovida por algum Conselho de Classe na área da saúde, tem como objetivo avaliar os conhecimentos e competências dos formandos em Odontologia e, desta forma, nortear a construção de políticas públicas educacionais. Ele também é importante para garantir que os profissionais estejam alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a regulamentação da profissão. A participação no exame é gratuita para todos os candidatos e, embora não seja obrigatória para o registro profissional, a prova serve como uma ferramenta importante para identificar áreas que possam necessitar de aprimoramento.
Segue abaixo uma lista de razões para que o recém-inscrito entenda a relevância da sua participação no exame:
-Desenvolvimento Profissional
O exame permite medir o conhecimento do profissional em relação ao que se espera do cirurgião-dentista e diagnosticar possíveis áreas que podem ser aprimoradas.
-Certificado de Proficiência
Ao ser aprovado no exame, o profissional receberá um certificado de proficiência emitido pelo CFO, que pode servir como um diferencial importante em concursos públicos, processos seletivos e no mercado de trabalho.
-Valorização da Odontologia
O exame de proficiência contribuirá para o aperfeiçoamento das políticas públicas de educação que valorizem a profissão.
-Segurança para os Pacientes
Aumentar a credibilidade e confiança nos profissionais e em suas habilidades é crucial para garantir uma prática odontológica eficaz e valorizada. O exame de proficiência é uma ferramenta para assegurar a capacitação dos cirurgiões-dentistas para oferecer um atendimento qualificado e seguro.
-Oportunidade de Prêmios
Os profissionais que realizarem o Exame de Proficiência terão a oportunidade de concorrer a diversos prêmios, incluindo:
- 10 consultórios odontológicos (2 por região);
- 27 ultrassons odontológicos com jato de bicarbonato (1 por estado);
- 27 fotopolimerizadores odontológicos (1 por estado);
- 27 canetas de alta rotação (1 por estado);
- 27 tablets (1 por estado).
-Isenção da Anuidade
Todos os participantes terão isenção da anuidade em seu Conselho de Odontologia para o exercício de 2025, mediante a apresentação do certificado de participação no exame.
Sobre a prova
A avaliação é composta por uma prova objetiva de múltipla escolha que abrange diversas áreas do conhecimento odontológico.
Quem pode participar
Poderão participar do Exame de Proficiência todos os cirurgiões-dentistas que solicitaram a primeira inscrição no Sistema Conselhos no período entre 1º de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024. A inscrição para o exame é facultativa e gratuita, e os interessados devem se inscrever exclusivamente via internet no site do Instituto Quadrix .
Período de Inscrição
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 02 de setembro de 2024, às 23 horas.
Inscrições
A participação é gratuita e, para se inscrever, os candidatos devem acessar o site do Instituto Quadrix (clique aqui) ou entrar em contato pelo e-mail contato@quadrix.org.br e seguir as instruções detalhadas fornecidas pelo próprio edital.
Para os profissionais, está disponível O aplicativo CFO ID disponível para os aparelhos com sistema operacional IOS (Apple) e ANDROID (outros).
1º Quem tem direito à carteira digital?
Todos os profissionais da Odontologia, pessoa física – Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal e em Prótese Dentária –, com inscrição ATIVA e REGULAR (provisória, principal, secundária) no Sistema Conselhos de Odontologia.
2º Quais os benefícios da versão digital?
Existem diversas vantagens da carteira digital sobre a carteira física. Dentre as principais podemos citar:
- Facilidade para portar – A Carteira Digital fica disponível no celular.
- Atualização de dados – Os dados são atualizados sem a necessidade de emitir outra carteira.
- Obtenção a distância – Não é necessário ir até um Conselho para obter a sua identidade digital.
- Concentração – O aplicativo possibilita acessar todas as inscrições do profissional.
- Dados complementares – Opção para consultar dados complementares do cadastro do profissional no CRO.
- Inclusão gradativa de novos serviços – Novos serviços tendem a ser incorporados à identidade digital.
- Compartilhamento – Opção para compartilhamento da identidade com outras pessoas.
- Modernidade – Existe uma tendência mundial de concentração de serviços em Smartphones.
3º A versão digital anula a versão física da cédula de identidade profissional?
Não. Ambas as cédulas estão válidas e reconhecidas por força de lei.
4º A carteira digital é obrigatória?
Não. A cédula digital é opcional aos profissionais da Odontologia. No entanto, a versão digital facilita o acesso e o uso na rotina profissional.
5º A carteira digital tem custo para o profissional?
Não. A cédula digital está sendo ofertada a todos os profissionais do Sistema Conselhos de Odontologia sem custo para os mesmos.
6º Como obter a sua carteira digital?
Por meio da atualização de dados no feita no site do Conselho Federal de Odontologia. Primeiro você deve cadastrar sua fotografia. Depois, você deve baixar o aplicativo no seu smartphone. Depois de realizar o PRIMEIRO ACESSO, você receberá um e-mail com a sua senha de acesso. Para logar, você deve informar o seu CPF e a senha e pronto, você já pode acessar a sua identidade digital.
Para saber mais sobre a CFO ID, acesse link : identidadedigital.cfo.org.br e assista o vídeo disponível com o passo a passo.
Os boletos da anuidade 2024 para os inscritos no Conselho Federal de Odontologia (CFO) já estão disponíveis.
Para os profissionais com a Carteira Digital, a CFO ID, está sendo disponibilizado um desconto de 10% para a quitação até 31.01.2024 da anuidade.
Também é possível realizar o pagamento por meio do cartão de crédito em até 10 vezes, ou por boleto, dividindo em até 5 vezes.
A anuidade 2024 já está disponível no aplicativo e no site do CFO.
Para saber mais sobre a CFO ID, acesse: identidadedigital.cfo.org.br
Prezados (as) profissionais do Sistema Conselhos de Odontologia,
A cobrança da anuidade 2024 já começou e os boletos foram enviados para as residências de todos os inscritos, exceto aqueles que optaram, junto as suas instituições bancárias, pelo sistema DDA – Débito Direto Automático. A previsão é de que os primeiros boletos comecem a chegar na segunda quinzena de dezembro.
A Decisão CFO 026/2023 determina os valores a serem aplicados para a anuidade 2024. Dentre esses, o mais comum é o aplicado a profissionais cuja inscrição é PRINCIPAL a partir de 2 ANOS DE INSCRIÇÃO.
Abaixo segue tabela mostrando como ficaram esses valores, inclusive com os possíveis descontos aplicados.
Cabe esclarecer que a referida Decisão determina que o desconto da anuidade 2024, para as pessoas físicas, só poderá ser solicitado via aplicativo do Sistema Conselhos de Odontologia, o CFO ID, razão pela qual elaboramos os vídeos e os textos orientativos abaixo.
Assista o vídeo para verificar como obter o seu desconto. É muito fácil.
Baixe o aplicativo do CFO, o CFO ID, para ter acesso a diversos serviços como a sua identidade digital, o desconto da sua anuidade e a sua identidade física, em policarbonato.
Como usar o aplicativo para obter desconto
Assista o vídeo para acompanhar melhor como obter o seu desconto. É muito fácil.
Como obter o aplicativo
Abaixo um vídeo explicativo sobre como fazer para obter o seu aplicativo e com isso ter acesso ao desconto da sua anuidade 2024, a sua identidade virtual e a sua identidade em policarbonato.
Faça um bom proveito!
Obtendo desconto da anuidade via CFO ID
Para você, que já tem a sua CFO ID, obter o desconto sobre a anuidade 2024 faça o seguinte:
1. Acesse o aplicativo CFO ID que está no seu celular.
2. Informe o seu login e senha (Se você esqueceu, use a opção RECUPERAR SENHA do aplicativo).
3. Verifique se a versão da sua CFO ID é a 0 ou superior (O desconto só está disponível a partir da versão 2.0).
3.1. Para saber qual a versão do seu aplicativo faça o seguinte:
3.1.1. Acesse a opção CONFIGURAÇÕES no seu aplicativo.
3.1.2. No rodapé da tela você verá a versão do APP
3.1.3. Na aba lateral, que dá acesso a outras opções, também e apresentada a versão do aplicativo.
4. Se você uma versão do aplicativo inferior a 2.0 ou superior, clique aqui para saber como atualizar a versão.
5. Se você tem a versão 2.0 da CFO ID, ou superior, clique na opção FINANCEIRO na tela inicial.
6. Ao clicar nessa opção o APP apresenta a(s) inscrição(õe)s que o profissional tem no Sistema Conselhos de Odontologia.
6.1. Normalmente os profissionais tem apenas uma inscrição, mas alguns possuem diversas inscrições, inclusive em diferentes categorias e até em diferentes CRO.
6.2. Clique na opção DÉBITOS cuja inscrição se deseja obter o desconto.
7. O APP vai apresentar todos os débitos do profissional, desde o ano 2000, juntamente com o status de pagamento do débito.
8. Ao clicar sobre um débito JÁ PAGO o APP vai apresentar os dados do pagamento realizado.
8.1. Nesses casos não há opção para gerar boleto.
9. Ao clicar sobre o débito NÃO PAGO
9.1. Se FOR a ANUIDADE 2024, o sistema aplicará o desconto automaticamente
9.1.1. O aplicativo apresenta o valor original do débito.
9.1.2. Ao clicar sobre o débito o sistema apresenta o valor original, o valor do desconto e o valor a ser pago. Apresenta junto a opção de GERAR O BOLETO. Ao clicar para gerar o boleto ele será gerado já com o DESCONTO aplicado.
9.1.3. Após gerar o boleto o aplicativo apresenta uma tela com as opções para você ABRIR O BOLETO ou ]então para COPIAR O CÓDIGO DE BARRAS.
9.2. Se NÃO for a ANUIDADE 2024, o APP montará uma tela com os dados relativos ao débito, apresentando o valor ORIGINAL, e uma opção para gerar um novo boleto.
9.2.1. Se a opção for selecionada, um novo boleto, para pagamento em parcela única, será gerado com o valor atualizado da dívida.
No mês de dezembro, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) com o apoio dos Conselhos Regionais (CROs), fortalecem a campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids, intitulada como Dezembro Vermelho.
A campanha foi instituída no Brasil, por meio da Lei nº 13.504/2017 e tem como objetivo, conscientizar a população para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em virtude do Dia Mundial de Combate à AIDS, em 1° de dezembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, de 1980 até 2022, foram identificados mais de 1 milhão de casos de AIDS no Brasil. Destes, mais de 700 mil diagnosticados são homens, e a maior concentração se encontra entre jovens de 25 a 39 anos. Além disso, é estimado que cerca de 100 mil estão infectadas, mas não possuem o diagnóstico.
O Cirurgião-Dentista é capaz de reconhecer precocemente as manifestações bucais associadas ao HIV, devido à altas lesões na cavidade oral, como, ulcerações, doença periodontal, candidíase, lesões por HPV e leucoplasia pilosa (placa branca nas bordas da língua).
Compete ao Cirurgião-Dentista reconhecer a saúde bucal do paciente com HIV, e tomar medidas de biossegurança tanto para o profissional quanto para o paciente, orientando-o também sobre como a má higiene bucal propicia o aparecimento de lesões e infecções que podem prejudicar o seu estado de saúde geral.
Juliana Schussel, professora de Estomatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membra da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP), enfatiza a importância do Cirurgião-Dentista no diagnóstico da doença. “Desde os estágios iniciais a AIDS e outras ISTs podem apresentar manifestações bucais, ressaltando a importância do Cirurgião-Dentista no diagnóstico precoce dessas condições. Uma pronta identificação e encaminhamento para tratamento são cruciais para a saúde integral do paciente. Além disso, a orientação e a educação em saúde desempenham um papel vital na prevenção de reinfecções e novas contaminações. O profissional deve estar preparado para acolher e orientar os pacientes da melhor forma possível”, afirma.
Por Julia Bonizio, Ascom CFO.
Aconteceu nesta quarta-feira, 22 de novembro, na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, a cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes ao Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale. Idealizada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a medalha é o mais alto grau de honraria concedida pela autarquia, àqueles profissionais que se destacam pelo trabalho em prol da saúde bucal da população.
O evento foi presidido por Braz Antunes, Presidente do CROSP, que ressaltou as importantes lutas conduzidas pelo presidente do CFO. “O trabalho realizado pelo Dr. Juliano foi um marco para a Odontologia no país, dando andamento a projetos relevantes. O estado de São Paulo tem um carinho especial pelo Presidente Juliano do Vale e sente-se representado em suas ações em benefício da Odontologia. Temos sempre um caminho aberto e a prontidão para resolvermos quaisquer problemas que se apresentem. Essa homenagem é uma forma de devolver o carinho e dedicação que continuamente recebemos do presidente do CFO”, explicou Braz.
O Presidente da APCD, Wilson Chediek, também destacou o histórico de trabalho do Dr. Juliano do Vale em favor da Odontologia. “Essa homenagem é um reflexo da sua atuação à frente do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Nós tivemos a oportunidade de acompanhar as suas atuações não só no Brasil, como no exterior. Algo que tem feito. Levar nossa Odontologia para outros países. Um trabalho que valoriza cada vez mais a Odontologia brasileira”.
Ao final, Dr. Juliano do Vale, emocionado com a homenagem, agradeceu a honraria. “Esses anos de dedicação, principalmente agora, na direção do CFO, exigem uma renúncia de vida pessoal e familiar e uma devoção muito grande pelos ideais da Odontologia. Ver o fruto desse trabalho e o reconhecimento por seus pares é muito gratificante. Ainda temos muito trabalho pela frente”. Falou ainda sobre pautas importantes que pretende continuar desenvolvendo. “A luta contra o EaD, pela melhoria nas condições de trabalho e pelo Piso Salarial continuam sendo prioridade. Além disso, temos grandes desafios a frente, com a internacionalização da nossa profissão, o turismo odontológico e também a representatividade política da classe, que pode ser o diferencial para a conquista de mais espaço e valorização da saúde bucal e da Odontologia como um todo”, finalizou.
Histórico de dedicação à profissão
Natural de Tupaciguara (MG), Juliano do Vale graduou-se em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1996). Como Cirurgião-Dentista, trabalhou pela Secretaria de Saúde do Tocantins (1998), e, também, como Major, cuidou do acompanhamento de Saúde pelo do Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins (2005). Também foi diretor-tesoureiro do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (2014-2015); e presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins por quatro mandatos (2006 a 2014). Novamente participou da mesa diretora do CRO-TO no biênio de 2015 a 2017; dessa vez como tesoureiro e, posteriormente, foi eleito presidente do Conselho Federal de Odontologia, cargo que exerce atualmente.
Entre os trabalhos relevantes recentemente conduzidos pelo presidente do CFO, estiveram o reconhecimento da Harmonização Orofacial e da Odontologia Hospitalar como especialidades odontológicas, unificação da classe odontológica na luta pelo Piso Salarial e também contra a Educação à Distância (EaD), a possibilidade de inscrição em mais de duas especialidades, trabalho junto ao governo federal que resultou em importante incremento no investimento público para a área odontológica, gestão reconhecida nacionalmente em defesa dos profissionais face a COVID-19, trabalho em prol da representatividade política da classe, melhor regulação acadêmica para as faculdades de Odontologia, atualizações importantes no Código de Ética Odontológico, criação projeto CFO Esclarece, mudança da Sede do CFO do Rio de Janeiro para Brasília, além da modernização administrativa do Conselho.
O Presidente da Comissão Avaliadora do Processo Seletivo Simplificado, Edital CRO-AL Nº 10/2023, para contratação temporária de 01 vaga para Fiscal Adjunto do Conselho Regional de Odontologia, torna pública a SUSPENSÃO do referido certame público em razão da necessidade de retificação do edital, a fim de contemplar vaga destinada a PcD – Pessoa deficiente nos termos do Decreto 9.508/2018.
Ao acolher recurso interposto por candidato interessado, o presidente da Comissão em evidência determinou a suspensão do processo seletivo simplificado, solicitando pronunciamento da Procuradoria Jurídica do CRO-AL – PROJUR –, devendo ainda a questão ser analisada pelo Plenário da autarquia.
Maceió, 21 de novembro de 2023.
Raul Messias Lessa,CD
Presidente da Comissão Processante
Conselheiro Secretário do CRO-A
- O CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE ALAGOAS (CRO-AL), através de sua comissão constituída para o Processo de Seleção Simplificada do Cargo de Fiscal Adjunto, resolve, TORNAR PÚBLICO o resultado preliminar da avaliação de títulos.
- Os candidatos que não obtiveram pontuação não foram classificados.
- Conforme previsão editalícia, estabelece-se de 17 a 19 de novembro como prazo recursal.
COLOCAÇÃO | CANDIDATO | CRITÉRIO A | CRITÉRIO B | CRITÉRIO C | CRITÉRIO D | PONTOS |
1º | Ana Cláudia Camargo Martins | 5 | 15 | 5 | 15 | 40 |
1º | Luciana Karla Vanderley Lima | 5 | 15 | 5 | 15 | 40 |
1º | Priscila Lopes de Gusmão Nicácio | 5 | 15 | 5 | 15 | 40 |
2º | Wynie Monique Pontes Nicácio | 5 | 15 | 5 | 10 | 35 |
2º | Éricca Maria Gomes Soares | – | 15 | 5 | 15 | 35 |
3º | Arthur Eric Costa Wanderley | – | 15 | 5 | 10 | 30 |
3º | Thayse Estefânia Santos Tononi Silva | – | 15 | 5 | 10 | 30 |
4º | José Jânio de Oliveira Santos | 5 | 15 | 5 | – | 25 |
4º | Renata da Silva Pereira | 5 | 15 | 5 | – | 25 |
5º | Lenilson Oliveira Moura | – | 15 | 5 | – | 20 |
5º | Cynthia Maria Pessoa da Silva | – | 15 | – | 5 | 20 |
5º | Camilla Lins dos Anjos | – | 15 | 5 | – | 20 |
5º | Monique Cássia de Oliveira Domarques | – | 15 | 5 | – | 20 |
5º | Viviane Arruda Nogueira Cruz | 5 | 15 | – | – | 20 |
5º | Jéssica Cristina Rodrigues Princípe | 5 | 15 | – | – | 20 |
6º | Emilly Deodato Alves da Silva | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Gabriel Cavalcante da Silva | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Délia Gabriela Calheiros Garcia Iriartre | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Luan Marcel Gonçalves Mélo | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Natália Elias da Silva | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Gabrielly Maria Argolo Acioly | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Lays Vasconcelos Pimentel Santos | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Jéssica Alencar Delgado | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Maria Nathalia Soares Pontes | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Kailla Oliveira de Almeida | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Laís Morganna Marques Oliveira Rezende | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Kenneth Delano Correia Barros | – | 15 | – | – | 15 |
6º | Thales Henrick Silva Pereira | – | 15 | – | – | 15 |
7º | Adeilson Gomes Sampaio | 5 | – | 5 | – | 10 |
8º | Ascânio Amaral da Silva | 5 | – | – | – | 5 |
8º | Charllington Harryson Brechó Monteiro | 5 | – | – | – | 5 |
8º | Edvânia Almdeira Guimarães | 5 | – | – | – | 5 |
8º | Emerson da Silva Santos | 5 | – | – | – | 5 |
8º | Sheila Maria Lima | – | – | 5 | – | 5 |
Partir do dia 01 de novembro, estarão abertas no site do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (www.croal.org.br), de forma gratuita, as inscrições para candidatura à vaga de fiscal adjunto do CRO-AL, que visa integração ao Programa de Fortalecimento das Atividades de Fiscalização – instituído pela Resolução 239, de 23 de julho de 2021 do Conselho Federal de Odontologia-CFO.
Ao todo, serão disponibilizadas uma vaga para contratação imediata e outras para formação de cadastro de reserva (destinadas a suprir eventual carência futura por parte da Administração Pública).
O período para inscrições será até o dia 10 de novembro e os documentos necessários, bem como critérios para participação, podem ser conferidos no edital do Processo Seletivo, disponível no site da autarquia.
Mais informações: acesse www.croal.org.br , em seguida (no menu), clique em CRO-AL e, logo após, em concursos.
Período: 01 a 10 de novembro
Custo da Inscrição: gratuita
Link para inscrição: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0fGN71xy2juxUh8li1eL95JCWK213NvuuiYDU9ciPzYFQsQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 )
O Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) e a Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) trazem informações embasadas em evidências científicas e análise crítica da literatura sobre o uso do colar de âmbar para bebês, a fim de combater a desinformação e notícias enganosas na odontologia e população.
O âmbar é uma resina fossilizada, produzida a partir de pinheiros, composto por carbono, hidrogênio, oxigênio e cerca de 8% de ácido succínico, elemento associado ao processo de cicatrização, considerado como um remédio natural sendo utilizado para aliviar os sintomas associados à dentição do bebê, como febre, inchaço nas gengivas, dificuldades no sono e inquietude.
Estudos científicos mostram que o colar de âmbar, além de não oferecer benefícios, pode acarretar em riscos de estrangulamentos e asfixias para as crianças que o utilizam. O colar envolto ao pescoço pode eventualmente apertar a garganta da criança a ponto de impedir a passagem de ar ou ainda, as contas de âmbar podem se soltar, oferecendo risco da criança deglutir e aspirar.
Publicação endossada com base no artigo “Colar de Âmbar para Bebês: Risco Maior que Benefício“, de autoria de Marcelle Azevedo, Tatiana Kelly Fidalgo e José Carlos Pettorossi Imparato.
Conheça o CFO Esclarece
O CFO Esclarece tem a finalidade de promover informação de forma dinâmica e direta sobre Odontologia. Ele estará presente em diversas mídias e canais de comunicação, em formato de vídeos, podcasts, artes, infográficos, matérias e artigos para sites, revistas, jornais e publicações em redes sociais. Os temas abordados são desde conceitos éticos e institucionais do Sistema Conselhos, assim como dados ou notas com abordagem científica, e esclarecimentos gerais para os profissionais da Odontologia e para a comunidade.
Olá, inscritos!
No próximo dia 27 de outubro (uma sexta-feira), entre 8h e 18h, o CRO-AL oferece uma programação para lá de especial, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, localizado em Cruz das Almas, a fim de comemorar o seu dia!
O evento tem início a partir das 8h, com uma solenidade de abertura, e segue com palestras de nomes de grande peso da Odontologia; a primeira delas será ministrada pela Dra. Raquel Passos, às 8h30. Na ocasião, será abordado o tema “Adesão de Fotopolimerização”.
Em seguida, às 10h30, o Dr. Eduardo Sampaio dá continuidade à manhã de aprendizagem, ministrando a palestra “Exodontia e Preservação Alveolar”.
Iniciando o turno vespertino, às 14h, o Dr. Luis Gustavo Barrotte aborda a temática “Restaurações Posteriores” e, por fim, às 16h é o momento de aprender um pouco mais sobre “Preenchedores Faciais”.
Gostou da programação? Então acessa o nosso link e faz a sua inscrição, porque as vagas são limitadas!
https://doity.com.br/diadodentista2023
Veja também abaixo o link com folder contendo toda programação do evento:
https://croal.org.br/v4/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Image-2023-10-10-at-13.01.44-1.pdf
Eleição para renovação do Plenário do CRO-AL acontecerá no dia 6 de Outubro
No próximo dia 6 de outubro, entre 00h e 23h59, acontece na modalidade on-line, a eleição para renovação do Plenário do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL). O inscrito ativo ou remido que não votar receberá uma multa correspondente a 1/3 da anuidade vigente e para participar do processo eleitoral, o cirurgião-dentista deve estar em dia com o pagamento da anuidade até 6 de setembro, ou seja, um mês antes do processo.
Outro fator importante para que o CD participe do certame é a atualização cadastral; atualizar as informações se torna ainda mais necessário neste momento porque a eleição será on-line e por isso os CDs habilitados para votar receberão o link de acesso à plataforma digital, bem como a senha por um SMS enviado ao número de telefone cadastrado junto ao CRO-AL e ainda pelo e-mail, até 24 horas antes da eleição.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) já divulgou o tutorial que ensina o CD a votar de uma forma eficaz. Ele pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=aMo34jxJP8M.
Como votar?
PASSO 1
Na prática, o votante deve acessar a plataforma por meio do endereço eletrônico eleicaocros2023.elejaonline.com e já na tela de abertura verá bandeiras com os nomes dos estados e o botão “entrar”; basta clicar em Alagoas.
PASSO 2
Será aberta uma nova página com o botão central “bem-vindo à eleição” (que só ficará disponível em 6 de outubro). Haverá uma aba com o nome “Chapas”, onde é possível entrar para conhecer as chapas concorrentes. Clique e conheça a composição das chapas.
PASSO 3
Além da aba “Chapas”, é possível encontrar as abas documentos e um botão para “Recuperar senha”, que pode ser acessado se o CD tiver perdido a senha que já lhe foi enviada anteriormente; neste caso basta clicar, digitar o número do CRO e clicar no botão enviar.
NÃO CONSEGUIR EFETUAR MEU VOTO, O QUE FAZER?
Resultado das Eleições do CRO-AL (Biênio 2024-2025)
Chapa 1 (Chapa Única)
Votos:1309 (75,66% dos votos)
Votos brancos: 133 (7,69%)
Votos Nulos:288 (16,65%)
RES CFO 254 26.05.2023 – Revoga 232 (1)
DECISÃO CFO 07 – FIXA DATA (1)
REGIMENTO-ELEITORAL-CFO-RESOLUÇÃO-231-2020-1 (2)
02.1 – EDITAL CROAL 04 – COMPLETO ELEIÇÃO
TUTORIAL PLATAFORMA ELEJA ON-LINE PARA ELEIÇÕES CROS 2023.
TUTORIAL PARTICIPAR DA ELEIÇÃO CRO – 2023
OF. CRO-AL CIRCULAR EM ANEXO: OFÍCIO EXPLICATIVO DA ELEIÇÃO;
FOTO DOS COMPONENTES DA CHAPA 01
LOTE ÚNICO |
|||
Item |
Especificação |
Qtd¹ |
Uni² |
01 |
Kit de gêneros alimentícios. |
27 |
Uni² |
¹ Quantidade ² Unidade
Cada kit deverá ser composto pelos seguintes itens:
Item |
Especificação |
Qtd¹ |
Uni² |
01 |
Bolsa térmica do tipo viagem, volume mínimo de 15 litros. |
01 |
Uni² |
02 |
Bolsa térmica do tipo tiracolo, volume mínimo de 15 litros. |
01 |
Uni² |
03 |
Peru temperado, peso mínimo de 3 kg. |
01 |
Uni² |
04 |
Tender, peso mínimo de 1 kg. |
01 |
Uni² |
05 |
Pernil desossado e temperado, peso mínimo de 2 kg. |
01 |
Uni² |
06 |
Costela Suína temperada, peso mínimo de 1 kg. |
01 |
Uni² |
¹ Quantidade ² Unidade
Mais informações no Termo de Referência.
LOTE ÚNICO | |||
Item | Especificação | Qtd¹ | Uni² |
01 | Carrinho transporte. Material: metal. Capacidade de carga: 300 kg. Quantidade de rodas: 2. Material das rodas: Borracha natural. Diâmetro mínimo das rodas: 10″. Tipo: Armazém. | 01 | Uni² |
¹ Quantidade ² Unidade
Mais informações no Termo de Referência.
LOTE ÚNICO |
|||
Item |
Especificação |
Qtd¹ |
Uni² |
01 |
Conjunto de 01 (uma) Base para 3 (três) mastros com 3 (três) mastros com ponteira de lança. Mastro com ponteira de lança. Quantidade: 03 (três). Altura do mastro: 200cm (ajustável). Altura da lança: 30cm. Altura Total (maestro com lança): 230cm. Diâmetro: 28mm. Material alumínio. Cor cromada ou niquelada. Com duas presilhas de aço inox para fixação da bandeira. Desmontável em, pelo menos, duas partes. Base para 03 (três) mastros. Quantidade: 01 (uma). Formato redondo. Compatível com mastros de 28mm. Material: Latão. Cor cromada ou niquelada. Com 3 (três) canoplas de metal. |
01 |
Uni² |
¹ Quantidade ² Unidade
Mais informações no Termo de Referência.
LOTE ÚNICO | |||
Item | Especificação | Qtd¹ | Uni² |
01 | Capacho recortado para alto tráfego, personalizado. Material vinil vulcanizado, lavável, resistente, antichamas, antiderrapante, antifungos e antimofo. Espessura mínima de 14 mm. Gramatura mínima de 5600g/m². Medidas: 2 m x 1 m. Borda de 5 cm. Cor de fundo: Grafite. Cor da borda e da Logo: Grená. Modelo no anexo I. | 01 | Uni² |
02 | Capacho personalizado. Material cleankap, lavável, resistente, antichamas, antiderrapante, antifungos e antimofo. Espessura mínima do pelo do cleankap: 6 mm. Gramatura mínima do pelo do cleankap: 750g/m². Medidas: 2 m x 1 m. Borda de 5 cm. Cor de fundo: Grafite. Cor da borda e da Logo: Grená. Modelo no anexo I. | 01 | Uni² |
03 | Capacho personalizado. Material cleankap, lavável, resistente, antichamas, antiderrapante, antifungos e antimofo. Espessura mínima do pelo do cleankap: 6 mm. Gramatura mínima do pelo do cleankap: 750g/m². Medidas: 80 cm x 80 cm. Borda de 2,5 cm. Cor de fundo: Grafite. Cor da borda e da Logo: Grená. Modelo no anexo II. | 02 | Uni² |
¹ Quantidade ² Unidade
Mais informações no Termo de Referência.
LOTE ÚNICO | |||
Item | Especificação | Qtd¹ | Uni² |
01 | Púlpito portátil. Material de acrílico. Espessura mínima de 10 mm. Altura mínima de 120 cm. Profundidade mínima de 40 cm. Largura mínima de 45 cm, Características Adicionais: Prateleira, pés de apoio, porta copo, porta microfone, personalizado com logo da adquirente. | 01 | Uni² |
¹ Quantidade ² Unidade
Mais informações no Termo de Referência.
LOTE ÚNICO |
|||
Item |
Especificação |
Qtd¹ |
Uni² |
01 |
Tampo de mesa; material MDP 15 mm; dimensões 2m x 1m x 40 mm (L x A x P); com 4 (quatro) pontos de passa fio. |
01 |
Uni² |
02 |
Reforma, incluindo lixamento e pintura) de base de alumínio, dimensões 150 x 70 x 70 cm (L x A x P). |
01 |
Uni² |
03 |
Cadeira de escritório, tipo diretor; com braços reguláveis; com base aranha giratória composta de 5 (cinco) rodas de silicone, acabamento em polipropileno; regulagem de altura através do pistão a gás; sistema relax; material do assento e do encosto em espuma injetada; material de revestimento em couro sintético, cor grená. |
12 |
Uni² |
¹ Quantidade ² Unidade
Mais informações no Termo de Referência.