Notícias

24 de março de 2021

A Assembleia Geral para prestação de contas 2020, publicada no Diário Oficial e no Jornal Tribuna Independente, respectivamente nos dias 15 e 19 de março, vai acontecer amanhã dia 25 de março de 2021, na modalidade online, com a primeira chamada às 11h00 e a segunda e última chamada às 11h30; sendo o ambiente de votação disponível através da plataforma ELEJA ONLINE – 2021, permitindo, assim, que todos possam votar sem sair de casa.

Vale salientar que a votação não é obrigatória e aos que vão participar, o ambiente de votação pode ser acessado através de cadastro prévio, utilizando o login: seu nº do CRO – apenas números – e a senha provisória encaminhada antecipadamente por e-mail  e SMS pela Eleja Online.

A partir das 10h00, uma hora antes da primeira chamada, o sistema de votação será aberto, para que sejam efetivados os logins e cadastro da nova senha em substituição à senha provisória.

O acesso à reunião foi enviado por e-mail e SMS a todos os inscritos.

ATUALIZAÇÃO:

Conforme Assembleia Geral para Prestação de Contas realizada ontem, dia 25.03.2021, na modalidade online pela Plataforma ELEJA ONLINE-2021, que aprovou as contas da atual gestão, disponibilizamos aqui o demonstrativo com os resultados alcançados pela atual Gestão durante o exercício de 2020 a qual contempla as ações administrativas da gestão em 2020.

Veja o documento referente ao Relatório de Atividades 2020 no link abaixo:

http://croal.org.br/v4/arquivos/Relatorio_Gestao_2020_online.pdf

Postado em Blog
14 de março de 2021

Informamos aos nossos inscritos que a sistemática dos atendimentos presenciais em nossos Departamentos a partir de amanhã, segunda-feira dia 15 de março de 2021, sofrerá alteração com relação aos atendimentos, que passarão a serem feitos somente por meio de AGENDAMENTO PRÉVIO.

Tal decisão foi tomada pela RESOLUÇÃO DE DIRETORIA – CRO-AL-Nº 036/2021, expedida na última sexta-feira 12 de março, em função da necessidade de se aplicar medidas restritivas, principalmente quanto à alta circulação de pessoas na sede do CRO-AL garantindo, assim, o respeito às normas relativas ao distanciamento e a segurança de todos os envolvidos.

Ressaltamos, ainda, que o agendamento será disponibilizado em nosso site oficial (www.croal.org.br), através da plataforma reservio.com, que será amplamente divulgada nas redes sociais, por mala direta via e-mail, aos nossos inscritos.

Ademais o atendimento presencial diário, por turno de expediente, será limitado a 05 (cinco) pessoas por cada Departamento, diariamente, no horário entre 08 às 14 horas, de segunda a sexta-feira, conforme horários disponíveis na citada plataforma de agendamento.

Confira a Resolução na íntegra, clicando aqui

 

Plataforma do agendamento: reservio.com/ acesso pelo link (https://cro-al.reservio.com/)

Atendimento – de segunda a sexta-feira  das 08 às 14h00

Postado em Blog
14 de fevereiro de 2021

Pautado no compromisso com a transparência e o diálogo permanente com suas categorias de inscritos o Conselho Regional de Odontologia de Alagoas, por intermédio do seu Departamento de Fiscalização – DEF/CRO-AL, divulga as estatísticas referente às atividades realizadas pela autarquia durante o ano de 2020.

Os dados apresentados se referem aos trabalhos executados pelo DEF/CRO-AL no período anual salientando que, mesmo ante o cenário pandêmico vivenciado no transcorrer de 2020 que culminou com a suspensão das atividades presenciais dos fiscais, os trabalhos do Departamento continuaram sem interrupção com o alinhamento de diretrizes exequíveis para a atividade fiscalizatória na modalidade online e/ou presencial quando manifesta gravidade.

No período analisado, o número total foi de 2.621 fiscalizações, sendo 2.392 atividades realizadas na modalidade presencial e 229 na modalidade home office e 38 Municípios receberam a visita dos fiscais. Vale destacar que durante o período de trabalho remoto, as ações do Departamento de Fiscalização continuaram com o recebimento de denúncias, via e-mail ou aplicativo de mensagem whatsapp, e diligências quando consideradas de manifesta gravidade.

Os números podem ser conferidos no link abaixo:

http://croal.org.br/v4/arquivos/DEPARTAMENTO_DE_FISCALIZACAO_2020_ANUAL.pdf

Postado em Blog
8 de fevereiro de 2021

Membros do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO-AL e da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO- AL estiveram reunidos, na última sexta-feira dia 05 de fevereiro, com o Secretário de Estado da Saúde de Alagoas Alexandre Ayres e o Deputado Estadual Galba Novaes para debater sobre pautas relativas à Odontologia Hospitalar e a situação dos cirurgiões buco-maxilo-faciais que trabalham na rede pública estadual e não são concursados.

Na oportunidade foi levado ao conhecimento do Secretário o cumprimento da Lei 8.009, de 18 de abril de 2018, a qual dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de assistência odontológica a paciente em regime de internação e portadores de doenças crônicas em unidades de saúde públicas e privadas do Estado de Alagoas, destacando que o cirurgião-dentista, habilitado em odontologia hospitalar, hoje é um profissional fundamental junto à equipe multiprofissional das unidades hospitalares, em função dos inúmeros agravos à cavidade oral que acometem os pacientes em regime de internação, cujo diagnóstico e tratamento corretos são pertinentes à odontologia.

A reunião foi bastante positiva, pois o secretário demonstrou já ser conhecedor dos benefícios da participação do cirurgião-dentista dentro da equipe de saúde hospitalar, inclusive na UTI Covid, e que a intenção do governo estadual é que a odontologia hospitalar esteja presente em todos as unidades hospitalares do estado.

Oportunamente, foi ressaltado que de acordo com a lei 8.009, é necessário que o cirurgião-dentista tenha habilitação em Odontologia Hospitalar, reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO, para poder atuar na odontologia hospitalar em Alagoas,

Após ciência, o secretário Alexandre Ayres, se comprometeu em contribuir para que a lei seja realmente cumprida, tanto no âmbito público, quanto privado, por meio de portarias e de outras ações. Uma delas será a verificação por meio da comprovação da habilitação em odontologia hospitalar pelos cirurgiões-dentistas que já estão em atividade nos hospitais públicos, bem como verificar a forma mais adequada de incluir no próximo concurso vagas para cirurgião-dentista com habilitação em odontologia hospitalar. Caso seja necessário, o secretário juntamente com o Deputado Galba Novaes, irão trabalhar para a criação de novos cargos na área da odontologia hospitalar para serem preenchidos por concurso público.

A comissão de odontologia hospitalar se prontificou em auxiliar a Secretaria de Estado no dimensionamento da equipe de Odontologia para cada hospital, o que foi de pronto aceito pelo secretário. Dr. Alexandre Ayres solicitou, então, à comissão recomendações sobre equipamentos odontológicos de última geração a fim de contribuir para uma odontologia hospitalar de excelência na rede pública do estado de Alagoas.

Por sua vez, em relação aos cirurgiões buco-maxilo-faciais o secretário também firmou o compromisso de realizar o levantamento de vagas existentes no quadro da secretaria estadual de saúde nessa área para supri-las via concurso público.

Embora não estivesse na pauta da reunião, o assunto sobre a vacina no Estado foi abordado e o secretário afirmou que no decorrer desta semana o Estado está recebendo 85 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e, segundo a previsão da Secretaria de Saúde, os profissionais da saúde, incluindo os cirurgiões-dentistas e auxiliares tanto da rede pública como da privada, devem receber a 1ª dose no final de fevereiro.

Os membros presentes na reunião representantes do CRO-AL foram: CD Márcia Telma Guimarães-presidente, CD Carlos Macedo – secretário geral, CD Raul Lessa – presidente da Comissão de Ética e CD Patrícia Nascimento – Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar.

Postado em Blog
27 de janeiro de 2021

Em função dos questionamentos referentes ao posicionamento do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO-AL, prestamos os seguintes esclarecimentos aos inscritos:
– Os grupos prioritários da primeira fase do Plano Municipal de Imunização, que engloba: profissionais de saúde do PAM Salgadinho, Rede de Frio, UPAs, Unidades de Referência em Síndrome Gripal, funcionários das alas de enfrentamento à Covid-19 de hospitais e idosos das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), já foram imunizados.

– À medida que novas doses da vacina cheguem à Maceió, a cobertura será ampliada, atendendo aos servidores de saúde de outras unidades do município, profissionais de saúde autônomos e idosos acima dos 75 anos. Para este público, estratégias como postos fixos e drive-thru serão adotadas e divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Maceió.

Ademais, esclarecemos que no informe do Ministério da Saúde, dentistas e auxiliares estão nos grupos prioritários, ou seja, contemplados na 1 fase do Plano Nacional de Imunização, assim sendo o CRO-AL está mantendo contato com a Secretaria Estadual de Saúde a fim de acompanhar o andamento de todo o processo de vacinação no Estado.

Confira o informe do Ministério da Saúde no link abaixo:

https://bit.ly/2MbmRL1

 

Clique no link abaixo para ter acesso ao Ofício 03/2021

oficio_032021.pdf

Postado em Blog
11 de novembro de 2020

Black Friday 2020 se aproxima.

Ao se referir sobre o evento Black Friday na Odontologia, remete-se ao entendimento do que é permitido ou proibido em termos de publicidade do consultório e/ou clínica odontológica.

Toda e qualquer linguagem publicitária que seja voltada para vendas dentro do mercado de serviços odontológicos, sofre restrições consideráveis de acordo com o Código de Ética Odontológica em seu Art. 44, devendo o profissional estar atento para não cometer infração ética.

Art. 44 – Código de Ética Odontológica – Res.CFO-118/2012:

I – fazer publicidade e propaganda enganosa, abusiva, inclusive com expressões ou imagens de antes e depois, com preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, ou outras formas que impliquem comercialização da Odontologia ou contrarie o disposto neste Código;

IX – oferecer trabalho gratuito com intenção de autopromoção ou promover campanhas oferecendo trocas de favores;

XII – expor ao público leigo artifícios de propaganda, com o intuito de granjear clientela, especialmente a utilização de imagens e/ou expressões antes, durante e depois, relativas a procedimentos odontológicos;

XIII – participar de programas de comercialização coletiva oferecendo serviços nos veículos de comunicação; (…)”

Postado em Blog
5 de novembro de 2020

O CRO-AL vem a público apresentar o Guia de Orientações em Biossegurança Odontológica, em tempos do COVID-19.

Este relevante trabalho foi desenvolvido especialmente pela Comissão de Biossegurança do CRO-AL, nomeada através da Portaria 11/2020.

Acessem link abaixo para fazer o download em PDF, enquanto aguardamos a liberação da versão no formato livreto.

http://croal.org.br/v4/arquivos/coronavirus/CRO.BIOSSEGURANCA.pdf

Postado em Blog
8 de julho de 2020

EDITAL CONVOCAÇÃO Nº 1/2020 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

A Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas, nos termos do Regimento Interno do CRO-AL, CONVOCA os Cirurgiões-Dentistas inscritos e quites com a tesouraria deste órgão, para participarem da Assembleia Geral ordinária, no dia 13 de julho de 2020, a ser realizada em formato virtual, através da plataforma google meet, solicitar o link via e-mail: croal@croal.org.br, às 11h:00min horas, em primeira convocação, com maioria absoluta dos inscritos e às 11h30min horas em segunda e última convocação com qualquer número de Cirurgiões-Dentistas. Constarão da ordem do dia: I – Leitura e discussão do Relatório de Atividades de 2019; II – Prestação de Contas do Exercício de 2019.

Acesse o documento oficial:
http://croal.org.br/v4/arquivos/EDITAL_CONVOCAO_12020_ASSEMBLEIA_GERAL.pdf

Postado em Blog
2 de abril de 2020

Fiscais do CRO-AL estão apurando denúncias de possíveis descumprimentos da quarentena imposta pelo governo estadual (Decreto 69.577/2020) e pelo CRO-AL (Decisão 05/2020), em combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Clínicas e/ou consultórios que estejam decumprindo as medidas de restrição são notificados e orientados a suspender os atendimentos eletivos imediatamente. Nos casos de reincidência os envolvidos serão notificados e, assim que volte à normalidade as atividades do CRO-AL, responderão a Processo Ético. Já na Rede Pública, os fiscais compareceram a algumas Unidades de Saúde da capital diligenciando as condições de atendimento e os EPI’s oferecidos aos profissionais.

Vale salientar, no entanto, que o deslocamento dos fiscais só acontece depois de esgotadas todas as tentativas por outras vias de contato com o suposto infrator, tais como: ligação telefônica, e-mail ou texto via aplicativo de mensagem.

As denúncias devem ser oficializadas por e-mail, especificando se deseja anonimato e fornecendo o maior número de evidências possíveis.
E-mails para denúncias: denuncia@croal.org.br e fiscalizacao@croal.org.br

Postado em Blog
20 de março de 2020

Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde emite Nota Técnica orientando a suspensão de atendimentos odontológicos eletivos na Rede Pública

Conforme orientação contida na NOTA TÉCNICA Nº 9/2020 expedida pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, dia 20 de março de 2020, os ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS ELETIVOS DEVEM SER SUSPENSOS, permanecendo somente os atendimentos das urgências odontológicas; com o objetivo de diminuir o número de infectados pelo COVID-19, e com o devido entendimento que os profissionais de saúde bucal realizam procedimentos que aumentam a probabilidade de contaminação cruzada. Ressalta, ainda, que as medidas elencadas nesta Nota Técnica deverão ser observadas também para os atendimentos odontológicos da Atenção Especializada, como por exemplo, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

De acordo com o disposto na referida Nota Técnica, o atendimento a essa orientação caberá aos gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal, tendo em vista as particularidades do território brasileiro e as diversas realidades existentes.

Ademais, a Nota Técnica Nº 9/2020 – SAPS/MS poderá sofrer ajustes decorrente de modificações do cenário epidemiológico relacionado ao novo Coronavírus.

http://croal.org.br/v4/arquivos/COVID-19_ATENDIMENTO_ODONTOLOGICO_NO_SUS.pdf

Postado em Blog, Sem categoria