Indicador Profissional

Notícias

16 de janeiro de 2020

Nesta quarta-feira (15) os fiscais do CRO-AL juntamente com o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) e fiscais dos Conselhos Regionais de Farmácia, Medicina e do Conselho Municipal de Saúde, realizaram diligência para verificar a qualidade da prestação de serviço da Unidade de Saúde da Família Dídimo Otto Kummer, localizada no Conjunto Carminha no bairro Benedito Bentes II.
A vistoria realizada foi provocada pelo MP acatando a denúncia da população, junto ao Órgão, sobre as condições precárias existentes naquela Unidade de Saúde. Ali, na área odontológica, os fiscais do CRO-AL detectaram ausência de alguns insumos odontológicos, problemas estruturais, a exemplo de mofo nas paredes, e instalações inadequadas do compressor odontológico.
Todas as irregularidades encontradas, serão encaminhadas através de relatório ao representante do MP, promotor Paulo Henrique Prado, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública que, de imediato, adotará as medidas legais junto ao Poder Público.

 

Confira a matéria exibida pela TV Gazeta:

https://globoplay.globo.com/v/8238632/

Postado em Blog
16 de dezembro de 2019

CRO -AL realiza cerimônia de premiação aos Municípios vencedores estaduais do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

O Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO-AL realizou, nesta segunda-feira 16 de dezembro, a premiação dos Municípios contemplados no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal.
Representantes dos Municípios vencedores: Jequiá da Praia (até 20 mil habitantes), Igreja Nova (de 20 até 50 mil habitantes) e Penedo (de 50 até 100 mil habitantes), estiveram presentes para receberem as homenagens e o troféu oferecido como reconhecimento aos gestores que têm desenvolvido ações que promovem a valorização da estrutura pública de saúde bucal em seus Municípios.
A presidente do CRO-AL, Márcia Telma Guimarães parabeniza todos os profissionais envolvidos com a saúde bucal na rede pública do nosso Estado, em especial os premiados e, desde já, faz a convocação a todos os municípios a participaram desse importante evento de valorização da Odontologia alagoana no próximo certame em 2020.

Abaixo algumas fotos da solenidade. Quer baixar alguma ou ver mais? Acesse o link abaixo!
https://bit.ly/2PrGE7W

Postado em Blog
3 de dezembro de 2019

Na manhã desta terça, 03 de dezembro, foram entregues carteiras profissionais aos CDs recém inscritos.

Postado em Blog
18 de novembro de 2019

Ante a aproximação da Black Friday – o dia que inaugura a temporada de compras de final de ano em diversas lojas de varejo e grandes magazines, as empresas do comércio varejista começam a elaborar suas campanhas publicitárias anunciando ofertas, promoções, cupons de descontos, preços baixos, entre outros.
Para o mercado odontológico, de consultórios e clínicas isto não é permitido em função do Código de Ética Odontológica – CEO que restringe as divulgações promocionais envolvendo tratamentos odontológicos.

As restrições estão descritas no artigo 44 do CEO:
“Art.44. Constitui infração ética:
I – fazer publicidade e propaganda enganosa, abusiva, inclusive com expressões ou imagens de antes e depois, com preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, ou outras formas que impliquem comercialização da Odontologia ou contrarie o disposto neste Código;”

Os itens XII e XIII, do referido artigo, também abrem brecha para uma interpretação da negativa e uma possível notificação:
“XII – expor ao público leigo artifícios de propaganda, com o intuito de granjear clientela, especialmente a utilização de imagens e/ou expressões antes, durante e depois, relativas a procedimentos odontológicos;
XIII – participar de programas de comercialização coletiva oferecendo serviços nos veículos de comunicação” […]

Postado em Blog
5 de novembro de 2019

O Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO-AL divulga em primeira mão a notícia recebida da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió sobre a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado ao provimento de um total de 212 vagas na Rede de Saúde de Maceió, sendo 50 delas destinadas a ASB (Auxiliares de Saúde Bucal – devidamente habilitada com o curso técnico).

A abertura das inscrições iniciam-se a partir das 14h desta terça-feira 5 de novembro de 2019, prosseguindo até às 16h do dia 19 de novembro próximo e devem ser feitas pelo site da Consulplan.

https://www.institutoconsulplan.org.br/getConc.aspx?key=0SqTlEttfzA=

O edital completo com as disposições do certame está disponível pode ser conferido no Diário Oficial do Município da sexta (1.11) a partir da página 37, com errata publicada nesta segunda-feira (4.11) a partir da página 18.

http://www.maceio.al.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/pdf/2019/11/Di%C3%A1rio-Oficial-04.11.2019.pdf

Postado em Blog
29 de outubro de 2019

Na manhã desta terça, 29 de outubro, foram entregues carteiras profissionais aos CDs recém inscritos.

Postado em Blog
21 de outubro de 2019

Nesta segunda-feira (21), a solenidade de abertura da Semana Odontológica 2019 e a cerimônia de entrega do certificado aos Cirurgiões- Dentistas Remidos foi aberta com um minuto de silêncio em memória de Anielly Monise Amaral Santos, cirurgiã-dentista de 27 anos que faleceu vítima de acidente automobilístico, no município de Girau do Ponciano, na noite da última sexta-feira 18 de outubro.7

O CRO-AL, na pessoa da presidente CD Márcia Telma Tenório Lins Guimarães e demais Conselheiros, manifestam condolências aos familiares e amigos da jovem dentista.

A cerimônia, conduzida pela presidente do CRO-AL CD Márcia Telma Guimarães, aconteceu pela manhã, no auditório da sede, incidindo com a abertura da Semana Odontológica 2019 e contou com a presença dos Cirurgiões Dentistas que receberam seu certificado de Cirurgião Dentista Remido, familiares, membros da Diretoria do CRO-AL e representantes das entidades parceiras nos eventos da Semana Odontológica.

Conforme a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia – Resolução CFO-63/2005, tem direito à inscrição remida o profissional da Odontologia que completou 70 anos de idade, que nunca tenha sofrido penalidade por infração ética na sua trajetória profissional. Aos profissionais que tiverem sua Inscrição Remida referendada, ficam dispensados do recolhimento das anuidades, sendo ainda, facultado o comparecimento a eleições da Autarquia, podendo, no entanto, votar, ser votado e participar das Assembleias Gerais do Conselho Regional.

 

« 1 de 2 »
Postado em Blog
11 de outubro de 2019

A todo profissional da Odontologia é concedida a prerrogativa de permissão e tutela da lei para atender pacientes em suas necessidades relacionadas à sua saúde bucal. Em contrapartida, a mesma legislação que assegura essa prerrogativa, prevê que os profissionais sejam fiscalizados, a fim de oferecer aos que recorrem a seus préstimos profissionais uma Odontologia séria, competente e de qualidade.

O CRO-AL através de seu Departamento de Fiscalização – DEF/CRO-AL em sua estrutura funcional, desenvolve uma sistemática a fim de executar a fiscalização com eficiência e de forma efetiva no acompanhamento de: reclamações, denúncias e do exercício legal e regular da profissão em todos os âmbitos, promovendo inspeções periódicas às clínicas, consultórios, laboratórios de prótese, unidades públicas de saúde, entre outros…

Ao detectar irregularidades e/ou ilegalidade no exercício de profissionais ou em estabelecimentos odontológicos (clínicas, consultórios, laboratórios de prótese, unidades públicas de saúde ou outros), entre em contato e denuncie.

Pelos telefones: (82) 3223-5125/ 3221-1726

Denúncia whatsapp: (82) 9 9138-9001 / 9 9142-6123

Pelo e-mail: fiscalizacao@croal.org.br

Postado em Blog
18 de setembro de 2019

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), através de sua Comissão de Saúde Suplementar e com o apoio dos Conselhos Regionais em todo país, está realizando um estudo para identificar falhas ou discrepâncias acerca das glosas odontológicas aplicadas pelas operadoras de saúde aos Cirurgiões-Dentistas.

Para isso disponibilizou aos Cirurgiões-Dentistas que trabalham e tenham interesse em participar do estudo – como prestadores de serviços de atenção à saúde no âmbito dos planos privados, o formulário: Glosas Odontológicas aplicadas por operadoras aos Cirurgiões-Dentistas para ser preenchido e encaminhado até o dia 30 de setembro de 2019.

Vale ressaltar que a coleta e avaliação das informações serão consideradas a partir dos dados encaminhados, através do formulário, pelos Cirurgiões-Dentistas prestadores de serviços de atenção à saúde no âmbito dos planos privados, e servirão para subsidiar à estruturação do mapeamento nacional elaborado pela Comissão de Saúde Suplementar da Autarquia.

Link para preenchimento do formulário:
http://bit.ly/glosasform

Postado em Blog
6 de setembro de 2019

AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO ANO DA ATUAL GESTÃO:

Você sabe qual é a função principal dos Conselhos Profissionais?

Fiscalização do Exercício Ético da Profissão.

FIQUE POR DENTRO DO QUE O CRO-AL TEM REALIZADO E EM QUE TEM GASTO O VALOR DA SUA ANUIDADE!

  • Criação da Coordenação do Departamento de Fiscalização;
  • Mais de 2400 fiscalizações realizadas em mais de 50 municípios;
  • 275 processos abertos de execuções fiscais das categorias EPAO (21), APD (58), TPD (44), CD (114), TSB (38);
  • Ampliação do quadro de servidores (01 Fiscal + 01 Assistente de Gerência + 01 Estagiário);
  • Investimento na capacitação de servidores do CRO-AL;
    • O CRO-AL proporcionou a participação da Dra. Patrícia Batista no XIV Encontro das Comissões de Odontologia Hospitalar – Rio de Janeiro/RJ;
    • Participação de conselheiros Dr. Raul Messias e Dra. Márcia Telma na Reunião Nacional das Comissões de Convênios e Contratos – Vitória/ES;
    • Participação do Conselheiro Dr. Raul Messias em Reunião Conjunta do CRO’S – São Luís/MA;
    • Participação de Conselheiros no curso “Exercício da Odontologia Nos Dias Atuais: Aspectos Éticos e Legais” – Aracaju/SE;
    • Participação do Procurador Dr. Jadson Coutinho e do Contador do CRO-AL Davi Vieira na II Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais (TCU);
  • Apoio Financeiro:
    • 1º Congresso Internacional da Faculdade de Odontologia da UFAL;
  • Valorização do Cirurgião Dentista através de exibição de comercial na Mídia;
  • Entrega do Prêmio de Saúde Bucal aos 3 municípios vencedores em Alagoas que participaram da seleção a nível nacional do CFO;
  • Penedo;
    • Maceió;
    • Jequiá da Praia;
  • Contratação de consultoria para área de licitações;
  • Regularização (Registro do imóvel – Sede do CRO-AL);
  • Processo tramitando para realização de Inventário Patrimonial da Sede;
  • Processo tramitado para contratação de Seguro Predial;
  • Instalação do Projeto de Combate à Incêndio;
  • Sediamos o segundo Encontro dos Fiscais das regiões Norte e Nordeste;
  • Realização de quatro CRO-AL ITINERANTES  nas cidades de:
    • Arapiraca
    • Penedo
    • Porto Calvo
    • Delmiro Gouveia
  • Investimento em infra-estrutura patrimonial da instituição:
    • Aquisição de 29 novos arquivos em aço;
    • Aquisição de 02 bebedouros;
    • Aquisição de equipamento de ar condicionado para adaptação da nova sala do Departamento de Fiscalização;
    • Aquisição de novos equipamentos de informática para reestruturação dos departamentos em substituição aos obsoletos;
    • Aquisição de uma nova Central Telefônica para melhoria da comunicação com os Inscritos;
    • Novos aparelhos telefônicos.

 

Agradecemos a todos que de alguma forma têm contribuído para alcançarmos as metas traçadas por essa Gestão: Conselheiros, Funcionários e Inscritos em geral.

CONHEÇA, OPINE, SUGIRA. SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!

Postado em Blog