Notícias

16 de julho de 2021

Conforme a primeira publicação datada de 11 de julho último, todos os trâmites relativos ao processo eleitoral serão amplamente divulgados pelos canais de comunicação do CRO-AL, com publicações extensivas abordando todas as informações referentes a Eleição para renovação dos membros do Plenário para gestão no período de 01/01/2022 a 31/12/2023, que acontecerá, sob a modalidade on-line, nos dias 01 e 02 de outubro de 2021.

Hoje disponibilizamos para ciência e download os arquivos abaixo:

INSCRIÇÃO DE CHAPAS

01 – FICHA DE INSCRIÇÃO DE CHAPA – Doc.01 anexo (Clique aqui)

02 – DECLARAÇÃO DE INSCRIÇÃO DE CHAPA – Doc.02 anexo (Clique aqui)

EDITAIS PUBLICADOS

01 – EDITAL DE CONVOCAÇÃO RESUMIDO – 02/2021 – Doc.03 anexo (Clique aqui)

02 – EDITAL DE CONVOCAÇÃO COMPLETO – 03/2021 – Doc.04 anexo (Clique aqui)

03 – EDITAIS PUBLICADOS: DIÁRIO OFICIAL (Clique aqui)

JORNAL TRIBUNA Doc.05 e 06 anexos (Clique aqui)

LEGISLAÇÕES DO PROCESSO ELEITORAL

01 – REGIMENTO ELEITORAL – Doc.07 anexo (Clique aqui)

02 – RESOLUÇÃO ESTABELECE REGRAS ELEIÇÕES ONLINE – Doc.08 – anexo (Clique aqui)

Postado em Blog
15 de julho de 2021

Desde o dia 29 de março do corrente ano, quando foi publicada a PORTARIA CRO-AL Nº 06/2021, a Cirurgiã-Dentista Andressa Vital Rios Oliveira CD-AL 4135 foi designada pelo Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO-AL, como sua representante oficial no Município de Arapiraca-AL, devendo a mesma cumprir as atribuições prescritas no Art. 230 da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos Regionais de Odontologia RES CFO-063/2005.

A expedição da referida Portaria foi efetivada em função do aumento de profissionais inscritos no CRO-AL nos últimos anos, frente a quantidade de faculdades hoje em atuação no território alagoano e que o Município de Arapiraca se constitui em importante polo de desenvolvimento, inclusive no âmbito da saúde, necessitando assim, de um membro que possa representar este Regional em uma nova jurisdição, para intermediar no relacionamento do Conselho com as pessoas físicas e jurídicas sediadas neste e demais Municípios localizados no entorno.

 

Portaria CRO-AL Nº 06/2021: (Clique aqui)

RES-CFO 063/2005: (Clique aqui)

Postado em Blog, image posts
11 de julho de 2021

O CRO-AL convoca a categoria de Cirurgiões-Dentistas para renovação dos membros do seu Plenário, para gestão no período de 01/01/2022 a 31/12/2023.
A partir desta publicação, divulgaremos em nossas redes sociais todas as etapas do Processo Eleitoral, de maneira transparente e didática, considerando as inovações trazidas pela atualização do Regimento Eleitoral do CFO, realizada através da Resolução CFO 231/2020.
Algumas mudanças relativas ao pleito foram efetivadas e a primeira delas, considerada inovadora, é a modalidade do sistema de votação, que deixará de ser presencial passando a ser on-line, ou seja, o inscrito poderá exercer seu direito do voto sem sair de casa acessando o ambiente de votação através do celular ou de outro dispositivo conectados à Internet de maneira simples e segura, de qualquer lugar no Brasil bem como do exterior.
Ainda, os dentistas terão 48 horas para enviar seu voto, iniciando às 00h:00 do dia 01 de outubro e encerrando às 23h:59 do dia 02 de outubro de 2021.
Os Departamentos de Comunicação, TIC´s e Gerência Executiva do CRO-AL estarão empenhados nos trabalhos da logística, bem como a divulgação dos trâmites do processo eleitoral através dos canais de comunicação do CRO-AL, com publicações extensivas abordando todas as informações relativas ao Processo Eleitoral CRO-AL 2021.
Ademais, ratificamos de que o voto é obrigatório para todos os cirurgiões-dentistas com inscrição principal efetuadas até 60 (sessenta) dias antes do pleito, que estejam no gozo dos direitos profissionais e quite com a Tesouraria até a anuidade de 2021.
Aguardem mais informações!

Confira os Editais: Nº 02 – Resumido – Clique aqui

Nº 03 – Completo – Clique aqui

Publicação DOE-AL – Edital CRO-AL 02.2021 – ELEIÇÃO – Clique aqui

Publicação no Jornal Tribuna Independente – Clique aqui:

Postado em Blog
9 de julho de 2021

Em reunião que aconteceu ontem quarta-feira, dia 07 de julho, no gabinete do Secretário Estadual de Saúde Alexandre Ayres a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas – CRO-AL Marcia Telma Tenório Lins Guimarães, juntamente com a representante do SOEAL CD-AL 1863 Giuliana Mafra e a presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-AL, CD-AL 2312 Patrícia Nascimento levaram ao conhecimento do Secretário a situação da Odontologia Hospitalar no Estado de Alagoas, apontadas no relatório da fiscalização, além de outras questões inerentes ao último concurso público do Estado.

A presidente Marcia Telma Guimarães levantou questões a respeito das contratações de cirurgiões-dentistas sem processo seletivo, além de alguns profissionais contratados não possuírem registro no CRO-AL como CD habilitado em Odontologia Hospitalar, conforme diligência feita pelo Departamento de Fiscalização do CRO-AL.

Questões relativas ao último Concurso Público do Estado a qual não contemplou vagas para cirurgiões-dentistas, incluindo os Buco Maxilo Faciais, foram também discutidas e devidamente esclarecidas pelo Secretário com a devida recomendação quanto às providências a serem adotadas pelas Instituições da Odontologia junto à Assembleia Legislativa.

Postado em Blog, image posts
2 de julho de 2021

Nos canais de comunicação, o CRO-AL oferece apoio na divulgação de eventos de interesse à categoria:

Curso de Capacitação para Gestão em Odontologia – Lidera Odonto, promovido pela Faculdade de Odontologia da UFMG.

Curso 100% online e ao vivo, com profissionais de alta competência para abordar tudo que que o cirurgião-dentista ainda não aprendeu, desde a graduação, sobre gestão e empreendedorismo.

Mais informações,  acesse o link : Aqui

Postado em Blog
2 de julho de 2021

Aos nossos inscritos compartilhamos e convidamos aqueles que desejem participar como voluntário da pesquisa: “Conhecimento, percepção e confiabilidade de Cirurgiões-Dentistas em relação ao diagnóstico realizado através da Inteligência Artificial (IA)”, coordenada pela professora Gabriela Salatino Liedke (Universidade Federal de Santa Maria).

A participação consiste no preenchimento de um questionário

digital (elaborado na plataforma Google Forms) com perguntas sobre gênero, nascimento, formação profissional e conhecimento sobre IA, disponível no link: Clique aqui

A colaboração de todos é muito importante e desde já agradecemos.

Postado em Blog
30 de junho de 2021

Em entrevista ontem terça-feira, 29 junho 2021: No programa Bom dia Alagoas, no quadro saúde da TV GAZETA.

Foi entrevistada a Professora de odontopediatria, CD – Dra. Daniela Maria.

Que falou sobre Traumatismo dentário na dentição decídua – danos na dentição permanente.

Segue abaixo o link da entrevista completa: Acompanhe (clicando aqui)

Postado em Blog
25 de junho de 2021

Desde o último dia 17 de junho do corrente ano, a Fiscalização do CRO-AL vem realizando uma ação junto às entidades promotoras de cursos dando ciência quanto à presença de estudantes de graduação em cursos de aperfeiçoamento, atualização, imersão, capacitação e/ ou especialização, entre outros; não permitindo inscrições de graduandos em nenhum desses cursos promovidos pelas Instituições de Ensino.

A referida ação consiste na entrega dos Ofícios: CRO-AL 03/2021-Circular e OF. CIRCULAR 2972/2019/CFO e o Modelo do Termo de Ciência e Responsabilidade do Estudante de Graduação em Odontologia, bem como as devidas orientações aos coordenadores e responsáveis das IES ou Entidades da Classe sobre a vedação da participação de estudantes de graduação em cursos de: aperfeiçoamento, atualização, imersão, capacitação, pós graduação, extensão e quaisquer cursos livres, que incluam atendimentos com procedimentos clínicos em pacientes.

Oportunamente, foi reforçado pelos fiscais que estudantes do curso de graduação em Odontologia não podem praticar o seu aprendizado, salvo nos laboratórios e clínicas da faculdade em que estiver realizando o seu curso de graduação, e sempre sob a supervisão do docente sendo a participação em tais cursos prerrogativa exclusiva para cirurgião-dentista regularmente inscrito e registrado nos Conselhos Regionais e Conselho Federal de Odontologia.

Abaixo ficam disponibilizados os arquivos que foram entregues pelos fiscais nas Instituições de Ensino:

    1. CRO-AL 03/2021 – Circular (Clique aqui)
  1. CIRCULAR 2972/2019/CFO (Clique aqui)

Modelo do Termo de Ciência e Responsabilidade do Estudante de Graduação em Odontologia (Clique aqui)

 

Postado em Blog
23 de junho de 2021

De acordo com a RESOLUÇÃO NORMATIVA – RN Nº 465 DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021, em vigor desde o dia 01 de abril de 2021, a prescrição de exames laboratoriais solicitadas por cirurgiões-dentistas não podem ser recusadas pelos planos de saúde, pois os procedimentos e eventos listados na referida Resolução Normativa e em seus Anexos poderão ser executados por qualquer profissional de saúde habilitado para a sua realização, conforme legislação específica sobre as profissões de saúde e regulamentação de seus respectivos conselhos profissionais.
Vale ressaltar que a Lei 5081/66 que regulamenta a competência do cirurgião-dentista e seu exercício profissional; a Res CFO 063/2005 (Art.36, parágrafo único); a Lei Federal 9656/98, que regula os planos de saúde e odontológicos; e ao Código de Defesa do Consumidor reforçam para consolidar a regulamentação à ANS.
Dessa forma, fica estabelecida a obrigatoriedade das Operadoras de Plano de Saúde assegurar cobertura às solicitações de procedimentos, listados na Resolução da ANSsupra mencionada conforme o disposto em seu Art. 6º, § 1º, Inciso II – Anexo I, dos exames complementares requisitados pelos profissionais da Odontologia.

Você, Cirurgião-Dentista, informe aos seus pacientes todos os seus direitos garantidos pelas legislações em vigor.
Ante a negativa da solicitação de exames por parte da operadora, registre a denúncia junto à ANS: 0800 701 9656.

Os arquivos podem ser conferidos clicando nos links abaixo:

RESOLUÇÃO NORMATIVA – RN Nº 465 DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021, Veja (Clicando aqui)

LEI 5.081/66, (Clique aqui)

RESOLUÇÃO CFO-63/2005, (Clique aqui)

LEI 9656/1998 – SOBRE OS PLANOS E SEGUROS PRIVADOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, Veja (Clicando aqui)

LEI 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor (Clique aqui)

Postado em Blog
21 de junho de 2021

Em atenção à reportagem veiculada pelo programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 20 de junho, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) vem a público:

REAFIRMAR a inquestionável e inequívoca autorização contida na Lei Federal n 5.081/1966 e demais normas legais, bem como a competência técnica do Cirurgião-Dentista habilitado, para a execução do conjunto de procedimentos correspondentes à Harmonização Orofacial, como especialidade odontológica já reconhecida.

A Nota Pública expedida pelo Conselho Federal de Odontologia pode ser conferida Clicando Aqui!

Postado em Blog