Indicador Profissional

Black Friday na Odontologia

18 de novembro de 2019

Ante a aproximação da Black Friday – o dia que inaugura a temporada de compras de final de ano em diversas lojas de varejo e grandes magazines, as empresas do comércio varejista começam a elaborar suas campanhas publicitárias anunciando ofertas, promoções, cupons de descontos, preços baixos, entre outros.
Para o mercado odontológico, de consultórios e clínicas isto não é permitido em função do Código de Ética Odontológica – CEO que restringe as divulgações promocionais envolvendo tratamentos odontológicos.

As restrições estão descritas no artigo 44 do CEO:
“Art.44. Constitui infração ética:
I – fazer publicidade e propaganda enganosa, abusiva, inclusive com expressões ou imagens de antes e depois, com preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, ou outras formas que impliquem comercialização da Odontologia ou contrarie o disposto neste Código;”

Os itens XII e XIII, do referido artigo, também abrem brecha para uma interpretação da negativa e uma possível notificação:
“XII – expor ao público leigo artifícios de propaganda, com o intuito de granjear clientela, especialmente a utilização de imagens e/ou expressões antes, durante e depois, relativas a procedimentos odontológicos;
XIII – participar de programas de comercialização coletiva oferecendo serviços nos veículos de comunicação” […]

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